O
documento, produzido em fevereiro, traz a análise de 1049 grandes marcas de 31
países e 11 setores, quanto à adoção do DMARC, revelando que, globalmente,
apenas 22% dessas companhias deram os primeiros passos para uma melhor proteção
contra fraudes em email.
Por admin | abril 16, 2015 | Uncategorized-
Valor Agregado
Provedora
global de soluções de dados, a Return Path lança o Relatório de Inteligência
DMARC (do inglês, Domain-based Authentication, Reporting and Conformance), em
comemoração aos três anos da criação do protocolo. O documento, produzido em
fevereiro, traz a análise de 1049 grandes marcas de 31 países e 11 setores,
quanto à adoção do DMARC, revelando que, globalmente, apenas 22% dessas
companhias deram os primeiros passos para uma melhor proteção contra fraudes em
email. Na América Latina, a taxa cai para 15%, enquanto o nível de maior adesão
está nos Estados Unidos (33%) e no Canadá (33%).
“Atualmente,
o DMARC é a melhor solução contra-ataques de phishing e spoofing. Implementar
esse protocolo de autenticação é como colocar uma placa em frente a sua
residência anunciando que a propriedade tem alarme de segurança e que o acesso
não vai ser fácil. Além de proteger, ela desencoraja o fraudador”, explica
Louis Bucciarelli, Diretor Regional da Return Path para a América Latina. Para
facilitar a adoção do DMARC, a Return Path divulgou um ebook com instruções.
(landingbr.returnpath.com/ebook-como-configurar-dmarc).
O setor de
social media lidera o ranking de adoção do DMARC, com taxa global de 51% entre
as empresas pesquisadas. “Trata-se de um grupo de remetentes com grandes redes,
pelas quais circulam um alto número de dados pessoais e onde a reputação é um
fator primordial para garantir o sucesso dos negócios da marca, ou seja, a
necessidade de segurança da informação é muito alta”, ressalta Bucciarelli. O
setor de logística, do qual fazem parte as companhias de entregas globais, tem
também a necessidade de manter a reputação em alta, tanto diante dos provedores
quanto dos clientes, devido ao alto volume de e-mails transacionais enviados,
justificando a adesão em 41% das empresas.
Apesar do
crescente número de notícias sobre casos de fraudes por e-mail e os prejuízos
que elas provocam, sejam financeiros ou de reputação, alguns setores ainda
mostram-se lentos à adesão do protocolo, como varejo (21%), bancário (19%) e
saúde (8%). “Em muitos casos, o grande desafio está nos sistemas complexos, com
amplos conjuntos de funções, e na sensibilidade dos dados”, conta Bucciarelli.
O estudo da
Return Path analisou três estágios de implantação do DMARC: monitoramento,
quarentena e rejeição da mensagem. Dentro desse cenário, apenas os setores de
logística (com adoção de 44% das empresas pesquisadas), social media (40%),
público (33%) e de serviços de pagamento (32%) têm mostrado compromisso
rigoroso no combate à fraude, por meio da solução completa, ou seja, instruindo
os provedores de email a bloquear mensagens supostamente fraudulentas.
O Relatório
de Inteligência DMARC constata ainda o aumento significativo na taxa de
implantação do protocolo entre os provedores (ISPs) globais e regionais. O
índice passou de apenas seis em 2013 para 142 em 2014, refletindo na proteção
de mais de duas bilhões de caixas de entrada no mundo.
No Brasil,
75% das caixas de entradas dos consumidores estão protegidas, incluindo contas
do Gmail, Hotmail e Yahoo!. A taxa mais alta de proteção está na Rússia (90%) e
em Hong Kong (90%), enquanto os Estados Unidos aparecem em segundo lugar (85%).
“A alta preocupação dos provedores é importante, mas não é suficiente para
combater as fraudes por e-mail. É necessário que as marcas assumam uma postura
pró-ativa contra essas ameaças. Os prejuízos são evidentes”, completa
Bucciarelli.
Lançado em
2012, o DMARC tem registrado grandes progressos nos últimos três anos, tanto
por parte dos remetentes quanto dos provedores, mas ainda há espaço para mais
evoluções, com potencial, inclusive, para anular as ações dos cibercriminosos,
nos próximos anos. “Vamos seguir na vanguarda da inovação, ajudando as empresas
a proteger, sistematicamente, seus negócios, colaboradores e clientes, entendo
que essa ação é tão importante quanto chegar à caixa de entrada e gerar
conversões nas campanhas”, finaliza Bucciarelli.