Assespro, Sucesu, Consultcorp e escritório de advogados especializado em segurança da informação firmam acordo para ofertar Política de Segurança para seus associados e também para a comunidade empresarial
Consultcorp News, Fernando Misato, 04 de Maio de 2015.
Política de Segurança da Informação é fundamental para todas as empresas que possuem ativos em forma de Informação eletrônica e/ou dependem dos computadores para a sobrevivência de seus negócios. Além de regulamentar suas regras e ações realizadas nas empresas, essa política também servirá para respaldar oficialmente o posicionamento da empresa para o uso da Tecnologia da Informação.
A forma como as empresas estão usando a informação eletrônica vem mudando significativamente nos últimos anos. A disponibilidade cada vez maior de comunicação trouxe novas formas de transações comerciais, muitas alternativas de armazenamento / compartilhamento de informação e uma infinidade de maneiras de relacionamento com pessoas (colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores). As mudanças são evidentes principalmente se analisarmos o uso da internet no ambiente corporativo.
Considerando a incessante evolução das tecnologias e suas consequências, a Política de Segurança proposta por Assespro e Sucesu acende um importante alerta para que os empresários atualizem seus negócios para os cuidados necessários a proteção da informação. Informação em muitas empresas deveria ser considerada como “ativo patrimonial” de tão valorosa e importante. É comum encontrar empresas que evoluíram junto com os avanços da tecnologia e da comunicação. Fizeram dessa evolução, até, um diferencial competitivo. Mas que não atualizaram a forma de proteger essa evolução.
Tudo que acontece nos computadores de uma empresa são de responsabilidade dessa empresa. O empresário é solidário com um colaborador que encaminha uma mensagem com conteúdo racista pelo email corporativo. As empresas podem ter vazamento indesejado de informação estratégica pela internet. Um boleto de fornecedor pode ser pago erroneamente na conta de um criminoso eletrônico. Essas afirmações são alguns exemplos comuns no atual ambiente das empresas. Uma Política de Segurança da Informação reduz as vulnerabilidades decorrentes dessas novas ameaças. A Política ajuda a estabelecer regras que oriente a forma como deve acontecer as barreiras de defesa. A Política ajuda a formalizar o posicionamento da empresa diante das responsabilidades de cada um no ambiente corporativo eletrônico.
Assespro e Sucesu tomam uma iniciativa importante para estabelecer um padrão de Política de Segurança da Informação para o mercado. Mais do isso, elas chancelam um modelo que será utilizado por muitas empresas. Mais do que isso, formarão novos conceitos para empresários e colaboradores quanto ao uso responsável da informática. Estamos colaborando para que isso aconteça. Todos ganham com essa iniciativa. As tecnologias de software e hardware para segurança da informação possuem muitas regras para proteger o negócio das empresas. Elas agora deixam de ser somente técnicas e tornam-se um instrumento oficial.