Se
existe antivírus grátis no mundo e há tanto tempo é porque eles estão atendendo
objetivo. E ainda devem ser um bom negócio para seus desenvolvedores.
Consultcorp
por Fernando Misato
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09 de maio
2015
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Os maiores
desenvolvedores de softwares de antivírus do mundo ofertam uma versão grátis de
seus produtos. Isso é parte de uma estratégia comercial para popularizar seus
produtos para uso doméstico. Se essas empresas fazem isso ha tanto tempo, é sinal que a estratégia
funciona. Funciona bem.
Não existe
almoço grátis. Essa é uma verdade muito utilizada no mundo dos negócios. Em se
tratando de antivírus, essa afirmação também é válida. Muito válida. Qual
empresa se atreveria a pagar equipes de profissionais de tecnologia para
desenvolver sistemas e manter pesquisas de ameaças sem um objetivo comercial?
Antivírus grátis não existe. Todas as empresas que desenvolvem antivírus
possuem um objetivo comercial e em geral mantém uma modalidade de antivírus
grátis para uso doméstico. Uma versão de antivírus grátis, em verdade é praticamente
uma estratégia publicitária que oferta “degustação” de produto.
O antivírus
Grátis possui clausulas claras de proibição para uso comercial/empresarial.
Ninguém lê. Empresas que utilizam antivírus grátis estão infringindo a lei.
Além disso, as versões de antivírus corporativo possuem diversas
funcionalidades e recursos para a proteção de usuários simultâneos e servidores
de arquivos.
As
tecnologias de proteção corporativas possuem funcionalidades para criar e gerenciar
procedimentos de segurança. Os recursos incluem inventários de computadores, verificação
automática de vulnerabilidades e distribuição/atualização de novas versões e correções
para toda rede. Muitas dessas atividades são automáticas e poupam trabalho dos
usuários e evitam a concorrência de banda de comunicação.
Enfim. Continue
utilizando um antivírus grátis. Eles são seguros. Mas os mantenha em casa.
Foram feitos pra isso. Apenas lembre-se de mantê-los atualizados. Sem essa
atitude simples, o antivírus não o protegerá.