Facebook amplia rede de proteção contra malwares.

Kaspersky se junta a ESET, Trend Micro e F-Secure para tentar evitar novos ataques através da rede social.

23 jun. 2015 Diario do Nordeste – Tecno

Não é incomum usuários reclamando de terem sido infectados por malwares quando estavam navegando pelo Facebook ou via Messenger da rede social. O Facebook informou, através de sua página de segurança, que está ampliando sua rede de atenção para impedir cada vez mais a ação de malwares que possam agir dentro da rede social. A nova empresa parceira para impedir os ataques de malwares é a Kaspersky.

Se o Facebook verificar que seu computador foi vítima de um malware transmitido quando do uso da rede social, ele oferecerá a ferramenta anti-spam da Kaspersky para ajudar o usuário a limpar sua máquina. De acordo com o Facebook, nos últimos 3 meses, a Kaspersky já protegeu mais de 260 mil pessoas contra malwares quando acessando a rede social.


É claro, o próprio Facebook nunca é a fonte do software mal-intencionado. Muitas vezes, ele é o caminho por onde estes malwares trafegam e se disseminam. De acordo com boletim da Kaspersky, o usuário pode ser infectado de muitas maneiras. "Por exemplo, o Facebook é um grande objectivo para phishers: 1 em cada 5 tentativas de phishing tem como alvo notificações do Facebook. Então, você precisa ser vigilante quando receber e-mails que parecem ser do Facebook: como eles podem ser falsos. Há lotes de Trojans visando usuários do Facebook também", garante o texto.

O Facebook já trabalha com algumas empresas com ferramentas anti-malware como ESET, Trend Micro e F-Secure para oferecer formas de ajudar os usuários da rede a limparem suas máquinas após infestações. De acordo com o Facebook, nos últimos 3 meses, essa parceria já ajudou a limpar mais de 2 milhões de máquinas infectadas por se conectar com a rede social. As ferramentas rodam em segundo plano enquanto você usa normalmente o serviço e o usuário é notificado quando a varredura é finalizada.

A ConsultCORP distribui F-Secure no Brasil. Mais informações acesse o site www.consultcorp.com.br