Pouca
gente sabe. Pouca gente se preocupa em ler as clausulas de contratos desses
softwares. Mas é uma ação ilegal se o produto for utilizado dentro de uma
empresa.
ConsultCORP
por Fernando Misato
|
01 julho 2015
|
As versões
grátis de um software de antivírus são restritas para uso em ambiente
doméstico. As clausulas existem nos contratos que concordamos quando se faz o
aceite da instalação desses produtos. Em geral, eles são baixados da internet.
Empresários, funcionário das empresas e até mesmo os responsáveis pela tecnologia da informação (TI) utilizam-se
dessa prática. Usar antivírus grátis dentro de uma empresa parece ser até
“levar uma vantagem”.
A situação é
mais ou menos como a dos vídeos que possuem regras bem explicitas de uso em
ambiente residencial. Não é dado o
direito de reprodução com fins comerciais ou em ambientes onde haja motivos
comerciais. As clausulas dos vídeos são mais evidentes. Elas passam obrigatoriamente momentos antes de iniciar o
filme. Mesmo assim, ninguém da bola pra isso e pouca gente se preocupa em
regulamentar o uso em caso comercial.
O uso dos
vídeos em ambiente comercial e o uso de antivírus grátis nas empresas acontecem
porque no Brasil existe uma cultura muito forte dos desrespeitos as leis e
principalmente da certeza da impunidade. Já que não há fiscalização, não há a
necessidade de cumprir deveres.
Diferentemente dos vídeos, o uso indevido do antivírus grátis tem uma punição severa. Não pelas fiscalizações oficiais. Mas pelo seu próprio uso inadequado. Os antivírus grátis foram feitos para proteger um único computador. Não protege mais que um simultaneamente. Não possuem recursos para proteger redes de computadores e todos os ativos de tecnologia de informação que comumente existem em ambientes empresariais. O antivírus grátis nas empresas pode ser considerado um placebo. O empresário acha que está protegido e dorme tranquilo. Por isso, mais que regulamentar a aquisição de uma versão de antivírus para sua empresa, o empresário precisa mesmo é cuidar de proteger adequadamente seu negócio.
Pergunte-se.
Porque alguém fabricaria um produto para disponibilizar de graça no mercado? Qualquer
produto. Ainda mais em tecnologia onde
os profissionais de desenvolvimento de sistemas são bastante caros. Ninguém
faz isso, a não ser que haja uma estratégia que se justifique. Os produtores de
antivírus creditam a prática de liberar uma versão gratuita de seus produtos
como um investimento comercial e é uma maneira de popularização de uma marca.
Usam em casa e depois usarão nas empresas. Isso acontece em muitos tipos de
softwares. Mas as versões gratuitas não se aplicam em todos os cenários.
Por isso,
regulamente o uso do antivírus que esta sendo utilizado dentro da sua empresa.
Queira o
simples fato de seguir o que é correto para perpetuar uma cultura da sua
empresa. O investimento é muito pouco para uma atitude tão nobre. Esta prática
ainda ganha uma melhor proteção.